Repentistas Evangélicos

Secretário Executivo

Minha foto
Goiana, Pernambuco, Brazil
Ótimo Para Logística e Industrias fornecedoras automobilísticas

Cordel Improvisado

Funny Pictures

UBE UNIÃO DOS BLOGUEIROS EVANGÉLICOS



A POESIA AQUI É COMPLETA

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Repentistas Evangélicos do Brasil

Deus usa os seus de diversas maneiras, e concedeu aos poetas a oportunidade de louvar, adorar e bendizer o seu nome, através do repente, improviso, poesia, etc.
Que esse espaço seja para a glória de Deus.
Silvano lyra

30 comentários:

  1. Graça e paz sou Ozéas Fidelis locutor da Rádio Plenitude FM Recife, quero parabenizar o blog que Deus continue abençoando ricamente e abundantemente fica na paz www.radioplenitude.com.br e nos escute das 06:00 da manha as 00:00 adicione fmplenitude@hotmail.com um forte abraço do comunicador das multidões Ozéas Fidelis

    ResponderExcluir
  2. PAZ SEJA COM TODOS ;EU SOU ANDRÉ LUIS SALES BARBOSA, REPENTISTA E PREGADOR DO EVANGELHO DE CRISTO, ME EMTREGUEI A JESUS EM 17/01/1996 HOJE SOU PRESBÍTERO NA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS E PROFESOR DE TEOLOGIA SOU CASADO PAI DE DUAS FILHINHAS ME SINTO MUITO FELIZ POR SER SEGUIDOR DE CRISTO E POETA REPENTISTA A SERVIÇO DO REINO DE DEUS...UM ABRAÇO QUERIDO LEITOR QUE DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE MEDITE EM ISAIAS 1:19

    ResponderExcluir
  3. I Encontro de Repentistas Evangélicos de Olinda
    dia 17 de novembro 2009, no Nascedouro de Peixinhos(Antigo Matadouro).
    Inicio: 19:30horas.
    Presença de vários poetas repentistas.

    file:///C:/Documents%20and%20Settings/Lyra/My%20Documents/Repentistas/Cartaz%20para%20envio.jpg

    ResponderExcluir
  4. I Congresso de Repentistas Evangélicos do Brasil, será em Setembro de 2010 em Olinda-PE.
    Com disputas do 1º ao 4º lugar e premiação.
    Ore, divulgue e participe.
    Informações: (81) 99790989 Tim (81) 92725192 Claro. (81) 32420272 Fixo.

    ResponderExcluir
  5. Foi sucesso total no I Encontro de Repentistas Evangélicos Olinda no dia 17 de novembro de 2009
    Em Breve Lançamento do DVD ao vivo.
    Reservas: (81) 99790989 92725192 32420272
    Silvano Lyra

    ResponderExcluir
  6. Parabéns: a Silvano, aos cantadores, aos presentes......
    Estive no I Encontro de Repentistas Evangélicos de OLinda, ocorrido no Nascedouro, confesso que fiquei maravilhado. Sou amante de carteirinha da cantoria. Em minhas veias corre o sangue nordestino. Sou limoeirense,e desde cedo ouvia as belas cantigas de violeiros. Entre meus DVDś e CDś você encontrará Ivanildo Vila Nova, Sebastião Dias, Irmãos Nonato, Valdir Teles, MOcinha de Passira, João Paraibano, SEbastião SilvaFEraldo Amâncio, Ismael Pereira e outros mais. Sempre estou indo aos festivais de cantoria. Mas, uma coisa preciso confessar: desde a terça feira passada tenho ouvido Aparecido Ribeiro, Isaías Olímpio e João KLuiz (CDś adquiridos do Encontro), fiquei muitissimo entusiasmado com as cantorias. De hoje em diante, a coleção irá aumentar. Em meu trabalho ao tecer comentários com alguns irmãos, 99% falaram que não sabiam que existem violeiros evangélicos. Minha iniciativa para com os brilhantes cantadores, primeiramente será orar pelo trabalho dos mesmo; e segundo é divulgar aos amantes da cantoria: uma forma brilhante de evangelização. Parabéns ao todos que foram iluminados com essa iniciativa. Estou na ansiedade da chegada do DVD. Com certeza estarei em 2010 no Congresso de repentistas.
    Um abraço a todos.
    Valter - Olinda.

    ResponderExcluir
  7. Nesta data, 25 de novembro de 2009, o Senado Federal aprova Projeto de Lllei Complementar - PLC 174/07, em que fica a atividade de repentista reconhecida como PROFISSÃO, com direito a carteira assinada e carga horária de músico, ou seja, 5 horas diárias.
    O repentista evangélico, apesar de ser um Ministério abençoador, também poderá a ser um meio de sustento para àqueles que se dedicam a propagação do evangelho atráves de cantorias, emboladas e outros ritmos, já que podera ser até mesmo contrato por empŕesas e instituições públicas e privadas. É um ganho para a categoria e incentivo a cultura.
    Abaixo informações obtidas no site: http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=97745&codAplicativo=2, acessado às 22:10h de 25/11/2009.

    "COMISSÕES / Assuntos Sociais
    25/11/2009 - 15h22
    Atividade de repentista é reconhecida como profissão


    Com a presença de mais de 30 repentistas de vários estados nordestinos, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (25), projeto de lei do deputado André de Paula (DEM-PE), que reconhece a atividade de repentista como profissão artística. A proposta foi aprovada em decisão terminativa pela comissão.

    De acordo como o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), relator da proposta (PLC 174/07), a medida visa a atualizar lei que trata da regulamentação das profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões (lei 6.533/78), que não incluia a atividade de repentista entre os artistas.

    Repentista, pelo projeto, é quem usa o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, com composição feita de imediato ou pelo recolhimento de composições de origem anônima ou da tradição popular. Assim, ressalta Crivella, são considerados repentistas os cantadores e violeiros improvisados, os emboladores e cantadores de coco, os poetas repentistas e os cantadores declamadores de causos da cultura popular, bem como os escritores da literatura de cordel.

    Crivella informou que o repente saiu do interior do Nordeste e hoje está presente nos grandes centros urbanos do Brasil. Essa manifestação cultural, ressaltou o senador, ultrapassa as referências culturais populares nordestinas.

    - O repente nordestino é um dos melhores exemplos de uma arte popular complexa e dinâmica. Este fenômeno cultural é elemento dos mais importantes de uma tradição poética em processo constante de adaptação a novas condições - observou Marcelo Crivella.

    O senador José Agripino (DEM-RN) disse que os cordelistas possuem grande talento e o manifestam com expressão de apreço e carinho pelo Nordeste. A atividade, destacou, representa a cultura do Nordeste em todo o país.

    Na avaliação da presidenta da CAS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), o repente, muitas vezes, serve como instrumento de divulgação e apoio às causas sociais, uma vez que podem falar de ações de cidadania. Como exemplo, ela contou que repentistas já contribuíram com ações contra a dengue e a mortalidade infantil.

    Rosalba disse ainda que no período da ditadura militar essa forma de expressão artística era um dos únicos meios de divulgação de mensagens educativas, na qual os estudantes encontravam estímulo para lutar pela liberdade.

    Comemoraram ainda a aprovação da proposta os senadores Paulo Paim (PT-RS), Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Flávio Arns (PSDB-PR).

    Após a aprovação da proposta, repentistas cantaram o Repente da Vitória: "O repente tem dois séculos, e foi reconhecido agora".

    Iara Farias Borges / Agência Senado

    ResponderExcluir
  8. Chegou em boa hora.
    Estamos irradiantes, devido a expansão do nosso ministério, e já é uma premiação ao momento de reconhecimento público nas apresentações dos nossos repentistas.
    Com o reconhecimento do Ministério da Cultura, devemos glorificar a Deus, e dizer aos nossos poetas:
    1)André Luis,
    2)Francisco Emídio,
    3)João Batista Sobrinho,
    4)Jonas Bezerra,
    5)João Luiz,
    6)Zé Xavier,
    7)Aparecido Ribeiro,
    8)Chagas Vitoriano,
    9)Ex Caximbinho,
    10)Pr. Marciano,
    11)Isaias Olimpio,
    12)antonio Ribeiro,
    13)Beija Flor,
    14)Vem Vem,
    15)Barra Azul,
    17)Zé Claudino,
    18)Chico Alves,
    19)Rafael Neto,
    20)Poeta de Cristo,
    21)José Alves,
    Outros...
    Precisamos encontrar aboiadores.
    Que:
    Unidos agora podemos fazer muito mais:
    "Glorificar a Deus através do repentismo".
    Bençãos a todos.
    Silvano Lyra

    ResponderExcluir
  9. APOSTILA DE ORATÓRIA DE MINHA AUTORIA
    É uma arte por excelência, a oratória, falamos em público a cada instante de nossas vidas, por isso é muito importante reconhecermos que precisamos melhorar ainda mais na comunicação com as outras pessoas.
    A comunicação verbal e as técnicas de oratória são necessárias para termos êxito em nossas atividades familiares, profissionais, religiosas, etc.
    Queremos trazer uma contribuição valiosa, levando os nossos alunos a serem vencedores na mais sublime de todas as artes.

    ResponderExcluir
  10. ...
    VENCENDO BARREIRAS

    Precisamos vencer pelo menos três barreiras que impedem de sermos bem sucedidos na vida:

    1)A BARREIRA DO PRECONCEITO INTERIOR
    "O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente" Henry Ford. Criamos preconceitos dentro de nós mesmos, achamos que só os outros podem fazer o melhor, que não temos capacidade, que não vamos ser vitoriosos, que somos limitados, que somos um caos; Concebemos a idéia de que nada dá certo para nós, e que ninguém vai querer nos ouvir, ou dá crédito as mensagens que queremos passar, que o nosso desempenho será fraco, que seu antecessor foi muito bem sucedido.
    Temos que derrubar esta maléfica e terrível barreira.

    2)A BARREIRA DO MEDO
    "Só uma coisa torna o sonho impossível: o medo de fracassar."
    É comum se ouvir que o maior inimigo do homem é o medo, é uma meia verdade, pois apesar de abalar emocionalmente todos os que falam para grupos, é um inimigo que vai perdendo o seu poder, a medida que vencemos a barreira do preconceito,e enfrentamos esse inimigo de frente vamos transformá-lo em um inofensivo e raquítico felino, subjugado ao rei dos animais, o homem.
    Existe o medo real e o medo imaginário, muitas vezes aumentamos a figura do medo, quando preparamos um material e achamos que os outros não vão gostar, que seremos mal sucedidos, quando o público é muito seleto (de nível elevado, cultural e socialmente), quando a quantidade de ouvintes é muito grande e nos tornamos impotentes enfraquecidos.
    O medo é normal na vida do homem, ainda que estejamos com medo não devemos demonstrar, isso será superado com uma aplicação maior no conteúdo da nossa fala, e a determinação aliada a confiança em nosso potencial.
    3)A BARREIRA DA MESMICE
    Todo mundo faz a mesma coisa, e fazer a mesma coisa que todo mundo, é se fechar no mundo do insucesso, nos tornamos como um papagaio, e até dizemos assim: “há se eu fosse como fulano”; todos nós somos diferentes uns dos outros, temos nossas individualidades, e nossas potencialidades, podemos fazer muito mais, podemos e devemos surpreender os nossos ouvintes, nunca satisfazer os ouvintes, mas surpreendê-los com apresentações criativas e dinâmicas, usando o pensamento inteligente que vale mais que toda a inteligência que temos.
    A OPORTUNIDADE É AGORA
    Só os melhores serão recompensados, e os melhores são aqueles que aproveitam bem as oportunidades que surgem.
    À hora é oportuna para estarmos prontos a nos lançar no mundo das oportunidades, principalmente aquelas que nos realizam como pessoa.
    Essa realidade é traduzida em alguns pensamentos:

    ResponderExcluir
  11. "Em todos os nossos objetivos devemos tentar fazer sempre o melhor, pois assim ninguém poderá nos condenar por não termos tentado, mas muita gente poderá nos elogiar por termos conseguido."
    "O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." Francis Bacon.
    “A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades” Marxwell Maltz.
    “As idéias geniais são aquelas que nos espantamos de não ter tido antes”. Noel Claraso
    “Nada há de mais poderoso do que uma idéia que chegou no tempo certo”. Victor Hugo.
    “Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade”.
    "Pequenas oportunidades podem ser o começo de grandes oportunidades." Demósteles.
    "Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu." Steve Prefontaine.
    "Oportunidade dança com aqueles que já estão no salão." H. Jackson Brown.
    "A melhor maneira de ser ouvido é fazer de cada ser um auditório cheio, e do auditório cheio, um ser único."
    "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." Henry Ford.
    "O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente." Henry Ford.
    "Não desista quando ainda é capaz de um esforço a mais."
    "Quem sabe, muitas vezes não diz. E quem diz muitas vezes não sabe." Máxima do jornalismo investigativo.
    "Longa viagem começa por um passo." Provérbio Chinês.
    "Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida." Provérbio chinês
    "Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede." Provérbio Chinês.

    ResponderExcluir
  12. A NOSSA APRESENTAÇÃO DEVE SER EM ALTO ESTILO

    Temos que nos apresentar bem em qualquer lugar, as nossas avós já diziam: “temos que saber entrar e sair em qualquer lugar”, a apresentação pessoal pode ser vista por quatro aspectos:

    1) A NOSSA VESTIMENTA EXTERIOR

    O nosso visual deve ser bem cuidado, com roupas adequadas para a ocasião em que formos fazer a nossa apresentação, tanto os homens quanto as mulheres devem se atualizar com as regras de etiqueta, e praxes conforme a situação exigir.

    2) O USO DO NOSSO CORPO

    O corpo também fala.


    A POSTURA

    O orador deve ter a postura mais cuidadosa possível, manter o equilíbrio com os pés apoiados no chão, a ponta dos pés abertos o máximo que puder, manter o corpo mais reto possível, pois os ouvintes estão nos observando muito antes de chegarmos a tribuna ou púlpito.
    Cuidados que o orador deve ter com sua postura:

    A) Não ficar balançando o corpo como se estivesse em alto mar,
    B) Não se curvar na tribuna como se fosse dormir sobre ela,
    C) Evitar ficar tirando colocando os óculos,
    D) Evitar mascar chicletes,
    E) Não ficar fazendo caretas na hora de pronunciar as palavras
    F) Não amarrar o corpo com as mãos para traz como se fosse um prisioneiro.
    G) Verificar se a vestimenta está toda em ordem.
    H) Não ficar dobrando as pernas forçando para trás como se fosse um berimbau.
    A nossa postura ganha muito mais quando usamos uma ferramenta desprezada por muitos oradores, mas importantíssima para o êxito nas apresentações:

    ResponderExcluir
  13. A GESTICULAÇÃO
    A gesticulação completa a boa postura, e complementa a fala, sendo um acessório enriquecedor de nossas apresentações,
    O que é gesticulação? São os gestos em ação, é o uso das mãos para reforçar algo dito através das nossas palavras.
    Toda a gesticulação deve ser cuidadosa e natural, cientes que são usadas instantaneamente com as palavras proferidas.
    Na gesticulação as mãos são instrumentos poderosos para interagir com os ouvintes, convencendo-os de que as palavras proferidas devem ser praticadas ou vivenciadas.
    O gestual resulta da postura, da fisionomia e dos gestos.

    CUIDADOS NA HORA DE GESTICULAR

    A) Evitar colocar as mãos nos bolsos,
    B) Evitar agarrar a tribuna, púlpito etc.
    C) Evitar colocar as mãos para trás abraçando as costas,
    D) Não tirar o microfone do pedestal caso o mesmo tenha sido colocado lá,
    E) Evitar coçar o rosto, etc.
    F) Ter muito cuidado na hora de passar para a folha seguinte do discurso, deslizar entre os dedos sem levantar o papel,
    G) Não roer unhas, colocar o dedo na boca, limpar os ouvidos, pentear os cabelos durante suas apresentações,
    H) tocar a base da tribuna com as mãos, sem estacionar ali, pois as mãos devem ficar de prontidão para agir gesticulando,
    I) Não esmurrar a tribuna,
    J) não andar excessivamente, ou ficar pulando de emoção, pois tira a atenção dos ouvintes.

    ResponderExcluir
  14. 3) O USO DA NOSSA VOZ

    A NOSSA VOZ


    Normalmente não gostamos da nossa voz, mas devemos nos familiarizar com ela e fazer exercícios para melhor usá-la, é o instrumento mais rico que temos pois é dela que vem todo nosso sucesso nas relações afetivas, profissionais e religiosas(devemos ser gratos a Deus pela voz que temos), No uso da voz deve-se levar em conta:
    A) Volume – alternando sempre o volume da nossa voz, ora mais alto, ora mais baixo,
    B) Ênfase – quando enfatizamos algo aumentamos o volume de nossa voz, complementamos com a gesticulação visando contagiar nossos ouvintes.
    C) Velocidade – Tem orador que parece um narrador de futebol pelas ondas do rádio, Nem rápido demais, nem lento de mais, quando o assunto requerer mais velocidade andamos a 80 km/h, quando o momento requer menos velocidade andamos a 30km /h, a variação de velocidade faz parte da comunicação.
    D) Pausa – Devemos pausar a nossa fala quando queremos chamar a atenção do auditório para algo que vem em seguida, uma ênfase que queremos dá, etc.
    E) Ritmo – depende da boa articulação das palavras, e os seus sons, chamada também de dicção. Veja alguns exercícios chamados quebra-língua para melhorar a nossa dicção:

    • Um pé de gabiroba bem gabirobadinho, quem bem o desengabirobar, bom desengabirobador será;
    • O arcebispo de Constantinopla será desarcebispoconstantinopolizado; quem o desarcebispoconstantinopolizará? Quem o desarcebispoconstantinopolizar, bom desarcebispoconstantinopolizador será;
    • O céu está enladrilhado; quem o desenladrilhará? Quem o desenladrilhar, bom desenladrilhador será;
    • O prestigitador prestativo e prestatório está prestes a prestar a prestigitação prodigiosa e prestigiosa;
    • As pedras pretas de Pedro pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas;
    • Plana o planador em pleno céu e, planando por cima do platô, contempla as plantas plantadas na plataforma do plantador;
    • Em três pratos de trigo comem três tristes tigres;
    • Brito britou brincos de brilhantes, brincando de britador;
    • Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros;
    • O grude da gruta gruda a grua de gringa que grita e, gritando, grimpa a grade da grota grandiosa.

    ResponderExcluir
  15. 4) O USO DA NOSSA VISÃO
    Devemos olhar os nossos ouvintes, um namoro começa num olhar, todas as pessoas gostam de ser notadas, percebidas.
    A VISUALIZAÇÃO

    A Visualização é uma ação complementar da postura e gesticulação, pois dá ao orador a capacidade de conquistar seus ouvintes, fazendo-os sentirem valorizados, notados, importantes naquele ambiente.
    O orador deve visualizar a todos os que estão no auditório, não importa por onde começar se é de traz para frente, ou da frente para traz, o importante é passear o auditório criando um ambiente amistoso, cordial e de reciprocidade, demonstrando a importância que cada ouvinte tem no coração do orador.
    Nunca esquecer as últimas e a primeira fileira, pois são as mais desprezadas pelos oradores, as que sentam nas últimas fileiras.
    Tendem a conversar e brincar durante as apresentações, e sabem
    Que a maioria dos oradores não dá importância ao que está acontecendo lá; Na visualização elas são envolvidas pelo contato visual, e estarão abertas para receber a comunicação do orador.
    Olhar sempre no meio da testa, pois devido a distância dá a impressão de está olhando nos olhos da pessoa visualizada.
    Nada deve afastar o orador do seu local de trabalho principalmente no olhar, é a maneira mais prática para sentir o calor da platéia.
    Nunca exceder na visualização de uma pessoa importante, distribuir as visualizações uniformes, mostrando que todos são importantes num mesmo nível, não olhe com reprovação ou rancor por alguma coisa que você não está gostando, procure manter o equilíbrio emocional para reverter a situação com idéias interessantes.
    Nunca ficar olhando para baixo, erga a cabeça, mostre segurança e conhecimento do seu assunto.
    Há oradores que falam para um determinado público como se estivessem em um estúdio, isolado do seu público, não devemos nos isolar dos nossos ouvintes, principalmente no olhar, devemos visualizar cientes que do outro lado estão vidas que precisam ser valorizadas e notadas.
    Deixemos toda a vaidade e orgulho, pois, dessa forma jamais seremos bem sucedidos no trato com o nosso público alvo.

    ResponderExcluir
  16. COMO PREPARAR O DISCURSO

    O grande segredo numa boa apresentação é o orador organizar as suas idéias para que elas sejam sempre harmônicas e crescentes, nunca preencher o tempo atirando como uma metralhadora de palavras, mas traduzir toda sua força em idéias que levem ou ouvintes a pensar, refletir, raciocinar, se emocionar, se sentir recompensados em ouvir algo que possa melhorar a sua conduta enquanto ouve.
    Ter muito cuidado na hora de passar para a folha seguinte do discurso, deslizar entre os dedos da esquerda para a direita sem levantar o papel.

    ResponderExcluir
  17. REGRAS IMPORTANTES PARA UMA BOA
    APRESENTAÇÃO

    1)Assunto - Só fale de algo que te realize como pessoa, que seja de sua fácil compreensão, e que satisfaça os anseios da sua alma;

    2)Desembaraço – Depende unicamente do nosso esforço, precisamos tirar lições em tudo na vida, tirar leite de pedras, romper barreiras, facilitar as coisas para nós e os nossos ouvintes;

    3)Conhecimento - Só fale do que você conhece bem - Procure se informar, pesquise, analise todos os pormenores do seu assunto; "Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu." Steve Prefontaine.

    4)Organização - Procure descobrir as melhores idéias sobre o assunto que pretende falar;

    5)Informação - anote tudo que for necessário para estruturar seu discurso, todo o material colhido em fontes seguras e confiáveis, "Informação é a moeda corrente da era do conhecimento."
    Saiba: E + I= C(Emoção + Informação = Comunicação).

    6) Tempo – Seja breve, sempre fale abaixo do tempo cedido para fazer sua apresentação, não exagere enchendo lingüiça, se seu assunto foi esgotado e é satisfatório quanto ao objetivo, conclua sem demora;

    7)Não decore – é importante ao orador não decorar seu texto, ter sempre material disponível (esboço); memorize apenas as idéias principais, quando decoramos corremos o risco de esquecer algo importante que planejamos, e substituir por algo de menor importância;

    8)Sinceridade – seja sincero e honesto com o seu público, fale sempre a verdade em seus argumentos;

    9)Convicção – o orador tem que ter convicção do que vai pronunciar, somos levados muitas vezes a titubear devido ao medo da platéia ou de alguma deficiência, esteja seguro, firme, e pronuncie palavras otimistas, bem definidas em seu significado, você é a maior autoridade naquele ambiente, pois está com o que há de mais poderoso, a palavra falada.

    ResponderExcluir
  18. MOMENTO DE CONQUISTAR O AUDITÓRIO

    Importante - Nunca se esqueça de fazer a ligação de um estágio para outro em nossas apresentações, pois, é a ponte que liga um lado a outro.
    Há duas etapas na conquista do auditório:
    1)uso do Vocativo
    2) Introdução da fala

    O VOCATIVO

    Uso do vocativo - Serve para chamar a atenção do auditório para o orador.
    É o momento de conquista, onde o orador deve ter muita cordialidade e firmeza ao iniciar sua apresentação, mostrando sensibilidade no trato com as pessoas dignas de honras, a sua liderança começa pelo vocativo. Faça sempre o vocativo, ou seja, comece sua apresentação assim:

    a) Ilmo Sr. Diretor da instituição tal, senhoras e senhores boa noite;
    b) Amigas e amigos; companheiras e companheiros;
    c) caros colegas, ou amados irmãos, ou caros alunos.
    d) Muito me honra fazer esta apresentação diante do eminente, ou ilmo, ou exmo diretor fulano de tal...;
    e) Caro professor fulano de tal..., alunas e alunos do curso de oratória, boa noite;
    Observação: em ambientes mistos, no vocativo, as mulheres sempre são citadas primeiras;
    f) Faça menção quando o outro orador lhe antecedeu, dando-lhe honrarias;
    g) Ilmo Sr. Presidente, dirigente, etc. demais componentes da mesa, dizendo seus nomes e funções, agradecer a apresentação feita(caso alguém o tenha apresentado), muito me honra nesta noite poder trazer algo que certamente vai contribuir para enriquecer o vosso conhecimento na área de.... ...

    ResponderExcluir
  19. A INTRODUÇÃO

    Introdução da fala – a introdução serve para chamar a atenção do auditório para o assunto a ser tratado, é por isso que todo o cuidado é pouco, pois se começamos a conquista com o vocativo, devemos agora não apenas manter a atenção para nós oradores, e sim trazer os ouvintes para o assunto a ser tratado.
    Está se apresentando não um humorista, ou um galã de novelas, mas sim um orador, alguém que vai construir um relacionamento através das palavras que estão sendo proferidas.
    É por isso que há necessidade de fazermos sempre a transição de um estágio para outro em nossas apresentações, pois o vocativo já passou, e o mais importante agora não é manter as pessoas fitadas em nós, mas em nosso assunto, daí após fazermos a transição do primeiro estágio (vocativo), agora precisará conduzi-las para o nosso assunto, passando pela ponte da Introdução, e para termos êxito em nossa introdução precisamos levar em conta o seguinte:

    a) A introdução pode ser feita através de uma História, um pensamento, uma poesia, um fato acontecido, uma manchete em algum meio de comunicação, etc.,
    b) Faça a ligação do vocativo para a introdução assim: “Há algo que aconteceu comigo e eu quero compartilhar com vocês”... (narre um fato que esteja ligado ao seu assunto), ou diga: “Sabendo da vossa expectativa quanto ao que tenho para vos falar, é que compartilho com vocês o pensamento que diz: “ ainda que chegues a”...; ou diga: Certa feita ouvi uma história que dizia: “certo homem deixou sua casa e foi atrás de”...
    c) A introdução tem que está intimamente ligada a sua mensagem, jamais introduza algo fora do contexto,
    d)Nós somos artistas da palavra, ou seja, somos autores, e também atores em nossas apresentações,
    e) Pesquise, procure, descubra algo que seja interessante para atrair a atenção do auditório, algo inusitado, algo que mecha com a sensibilidade das pessoas, e permita a elas terem um maior interesse pelo assunto a ser defendido na seqüência.

    Importante - Nunca se esquecer de fazer a ligação de um estágio para outro em nossas apresentações, é a ponte que liga um lado a outro.
    Após o momento de conquista que foi:

    O Vocativo, e a Introdução da fala, agora o orador vai fazer a ponte, ou ligação para a parte mais importante em sua apresentação:

    ResponderExcluir
  20. MOMENTO DE MANTER A ATENÇÃO DO
    AUDITÓRIO

    A PROPOSIÇÃO OU TEMA – A defesa do nosso assunto, é onde o assunto é tratado com muito mais tempo na apresentação, onde ele é esmiuçado, debulhado, repartido, compartilhado, e requer muita capacidade do orador em facilitar a vida dos ouvintes.
    É o momento do desenvolvimento do assunto, onde o orador usa a maior parte da apresentação (em média 80% do tempo total).

    REGRAS IMPORTANTES PARA TER ÊXITO NA PROPOSIÇÃO OU TEMA:

    a) Saiba que precisa ligar a sua introdução ao seu tema, fazendo assim:
    “Este fato, eu trouxe porque ele nos ajuda a compreender que”... lance seu tema: “A natureza é uma obra divina”; ou...
    “O pensamento citado nesta noite deixa claro que”...
    lance seu tema: “ Os que perseveram são vitoriosos”. Ou...
    “A história narrada faz parte do nosso dia a dia, e nos motiva a agirmos assim”...
    lance seu tema: “ Os que olham para frente não andam para trás”.

    b) O tema tem que ser feito do assunto que estamos tratando. Ex: amor, coragem, ousadia, riqueza, organização, eleição, salvação, formatura, globalização, etc.; Ou seja ele tem que está intimamente ligado, em harmonia com o assunto.

    c) Sempre preparar temas que contenham uma afirmação, ou uma negação, pois dará ao orador (divisões) aplicações que possibilitarão boa linha de argumentação,

    d) Nunca escolher temas pela sua beleza (que o orador ache bonitinha), mas temas que permitam subdivisões afirmativas, harmônicas e crescentes, ou seja, que possam expressar toda a potencialidade do orador na hora da argumentação,

    e) Preparar um tema que possibilite fazer as seguintes perguntas (sendo uma por apresentação ex: como?):
    Como?
    Por quê?
    Para que?
    Onde?
    Quando?
    A quem?
    De que?

    f) Nunca preparar um tema para deixar os ouvintes confusos, sempre facilitar a vida dos ouvintes.

    EXEMPLOS DE TEMA (PROPOSIÇÃO) QUE POSSIBILITAM DIVISÕES FÁCEIS:

    1)“O amor anula o ódio”
    Pergunte ao tema:
    - Quando o amor anula o ódio?, Ou
    - Como o amor anula o ódio?, Ou
    - Porque o amor anula o ódio?
    “A AIDS não deve frustrar os sonhos do homem”
    Pergunte ao tema:
    - porque ela não deve frustrar os sonhos do homem?

    2)“estão matando o turismo nordestino”
    Pergunte ao tema:
    Quem está matando o turismo?
    Como estão matando o turismo?
    Porque estão matando o turismo?

    3) “Deixe o passado no esquecimento”
    Pergunte ao tema:
    Para que deixar?, Ou
    Porque deixar?, Ou
    Como deixar?, Ou

    4) “O bom médico se doa de verdade”
    Pergunte ao tema:
    Para que ele se doa?, Ou
    Porque ele se doa?
    Como ele se doa?
    Onde ele se doa?

    5) “A fé não deixa o homem fracassar”
    Por quê?
    Como?
    Quando?

    6) “Há homens que chegam longe”
    Pergunte ao tema:
    Onde é que estes chegam?
    Como é que chegam?
    Porque chegam?

    7) “A minha mãe é um exemplo a ser seguido”
    Pergunte ao tema:
    Exemplo de que?
    Como ela é um exemplo?
    Onde ela é um exemplo?

    h) O tema deve ser o mesmo para qualquer tipo de público, o que difere são as divisões e a argumentação que podem ser mais técnicas, mais aprofundadas, ou mais prática, mais simplória, ou elementar.

    ResponderExcluir
  21. AS DIVISÕES

    As divisões – servem para fatiar, debulhar, retaliar, partilhar a proposição, ou seja, traduzir de forma clara e concisa através de afirmações objetivas, harmônicas e crescentes, visando um melhor entendimento do assunto defendido através do tema escolhido, ou seja, dá motivos convincentes ao auditório de que sua proposta realmente está bem embasada, bem defendida, bem organizada, bem distribuída, bem traduzida, bem repartida, conduzindo o auditório a se convencer das verdades defendidas e provadas nessa fase da apresentação.

    EXEMPLOS DE DIVISÕES USANDO OS TEMAS
    APRESENTADOS

    1) “O amor anula o ódio sempre”
    Pergunte ao tema:
    - quando o amor anula o ódio?
    Divisões:
    a) Quando perdoamos de coração,
    b) Quando queremos a reconciliação,
    c) Quando buscamos o perdão
    - como o amor anula o ódio?
    a) Perdoando em nosso interior,
    b) Perdoando em nossas palavras,
    c) Perdoando em nossas atitudes.

    2) “Estão matando o turismo nordestino”
    Pergunte ao tema:
    Como estão matando o turismo?
    a) Desprezando nossos recursos naturais,
    b) Tratando mal os nossos turistas,
    c) Diminuindo os investimentos necessários.
    Porque estão matando o turismo?
    a) Porque não há investimentos nos recursos naturais,
    b) Não há investimentos públicos,
    c) Não há investimentos educativos.

    3) “Deixe o seu passado no esquecimento”
    Pergunte ao tema:
    Para que deixar?
    a) Para não sofrer de novo,
    b) Para viver bem o presente,
    c) Para enxergar o futuro.
    Porque deixar?
    a) Porque nos traz lembranças ruins,
    b) Porque o presente é bom,
    c) Porque temos um futuro pela frente.

    4) “O bom médico se doa de verdade”
    Pergunte ao tema:
    Para que ele se doa?
    a) Para se realizar interiormente,
    b) Para se aperfeiçoar no oficio,
    c) Para ser reconhecido.
    Porque ele se doa?
    a) Porque é uma exigência natural,
    b) Porque ele só tem a ganhar,
    c) Porque ele será recompensado.

    5) “A fé não deixa o homem fracassar”
    Porque?
    a) A fé reconcilia,
    b) A fé aperfeiçoa,
    c) A fé recompensa.
    Quando?
    a) Quando ela é verdadeira,
    b) Quando ela é permanente,
    c) Quando ela está viva.

    6) “há homens que chegam ao topo”
    Pergunte ao tema:
    Como é que chegam?
    a) Enfrentando as adversidades da subida,
    b) Olhando firmemente para o alvo,
    c) Renovando sempre as suas forças.
    Porque chegam?
    a) Porque tiveram a motivação certa,
    b) Porque perseveraram na caminhada,
    c) Porque venceram os obstáculos.

    7) “a minha mãe é um exemplo a ser seguido”
    Pergunte ao tema:
    Exemplo de que?
    a) Exemplo de amor profundo,
    b) Exemplo de dedicação,
    c) Exemplo de perseverança.
    Como ela é um exemplo?
    a) Cuidando de nós sem interesses,
    b) Se doando a cada instante,
    c) Dando sempre o melhor.

    8) “Os que perseveram conquistam vitórias”
    Pergunte ao tema:
    Como?
    a) Consigo mesmo,
    b) Nos desafios diários,
    c) Nos projetos elaborados.

    9) “É possível ser vitorioso nas dificuldades”
    Pergunte ao tema:

    10)“A vitória certamente virá”
    Pergunte ao tema:
    A quem virá?
    a) Aos que acreditam na vitória,
    b) Aos que aprendem a lutar,
    c) Aos que perseveram nos embates,
    Quando?
    a) Quando não jogamos a toalha,
    b) Quando resistimos,
    c) Quando aperfeiçoamos as estratégias,

    ResponderExcluir
  22. A ARGUMENTAÇÃO

    Depois de lançar o seu tema e perguntar a ele (como, onde, porquê, etc.), chegamos as divisões(poderão ser duas, três, ou quatro) da nossa apresentação, após dividir a nossa mensagem, fazemos a aplicação(idéias) (são as divisões propriamente dito), daí cada divisão(aplicação), precisa de argumentos que reforcem as idéias apresentadas, isso é chamado Argumentação, recursos buscados através de um esforço imenso do orador, em descobrir elementos informativos, exemplos do cotidiano,
    Enfim, material que pode estar ligado intimamente ao assunto, ou não! desde que possa ajudar os ouvintes a melhor compreender o assunto em defesa.

    EXEMPLOS DE ARGUMENTAÇÃO

    1) “O amor anula o ódio sempre”
    - como o amor anula o ódio?

    a) Perdoando em nosso interior

    Argumentação – No interior do homem reside toda capacidade de sentimentos, a alma sede de todos os sentimentos, que administra todas as nossas reações e emoções, e dela vêm: amor, perdão, ódio, ciúmes, tristezas, etc., quando em nosso interior alimentamos: o ciúme, a discórdia, a maledicência, o ódio, viveremos doentes e desequilibrados.
    Quando cultivamos o amor, venceremos o grande inimigo da sociedade, o ódio.

    b) Perdoando em nossas palavras

    Argumentação – tudo o que é exteriorizado acontece através das nossas palavras, e devem ser pronunciadas como resultado dos sentimentos da nossa alma(interior), as nossas palavras tem poder, poder para destruir vidas, e de edificar vidas, quando elas tem sua origem no ódio, ciúme, etc vai destruir realmente vidas , quando proferimos palavras amáveis, sinceras, perdoadoras, edificaremos vidas, fazendo assim, anularemos o câncer em nossa sociedade, o ódio...

    c) Perdoando em nossas atitudes

    Argumentação – As nossas atitudes ratificam um interior saudável, devemos: cultivar, alimentar, demonstrar o verdadeiro amor, através de nossas atitudes, há várias maneiras de exercitar o amor como:
    a) para conosco mesmo – valorizando o nosso ser, a nossa pessoa,
    b) para com os que estão ao nosso redor – muitos precisam e esperam de nós, atitudes amorosas, principalmente em momentos de afrontas, de intrigas, de desentendimentos etc,
    c) para com os que nos procuram – sempre há aqueles que vêm até nós para nos agredir, e testar a nossa paciência, precisamos estar em sintonia com tudo que é construtivo, para podermos perdoar, são necessárias atitudes per doadoras, sem se deixar nos influenciar por fofocas, boataria etc. atitudes amáveis levam a uma convivência harmônica...

    2) “Estão matando o turismo nordestino”
    Pergunte ao tema:

    Como estão matando o turismo?
    a) Desprezando nossa natureza e cultura

    Argumentação – De fato o Nordeste tem muitos recursos naturais, e a sua cultura é plural. A sua diversidade dá uma amplitude muito grande dessa verdade, O desprezo é notório em nossas praias, na cultura, em nossa culinária, em nossa arte.
    Há abandonos dos recursos naturais em vários Estados do Nordeste Como:
    a) As praias de Fortaleza,
    b) Os monumentos culturais de Recife, etc.

    b) Tratando mal os nossos turistas

    Argumentação – Cada turista que visita o Nordeste trás benefícios econômicos, através de ocupação da rede hoteleira, compra de produtos regionais, enfim, geram mais empregos. É por isso que o tratamento ruim que temos dados aos nossos turistas tem influenciado na queda do turismo regional, As nossas autoridades têm demonstrado descaso no trato com infratores que assaltam, pedintes moribundos nas calçadas, menores cheirando cola, entre outros.

    c) Diminuindo os investimentos necessários

    Argumentação – Se existe um setor que os Governantes do Nordeste deveriam investir sem vacilar é na indústria do turismo, incentivando o aperfeiçoamento dos cursos de nível superior, preservar e restaurar os nossos monumentos, cuidar melhor dos nossos recursos naturais, investir mais na nossa cultura, e divulgar mais tanto fora do nordeste com no exterior as nossas belezas.

    ResponderExcluir
  23. PARTE FINAL DA APRESENTAÇÃO

    Após:
    Tema,
    As divisões(com aplicação), com as devidas
    Argumentações, o orador fazer a transição para a sua

    Conclusão,
    É desnecessário ficar esticando a apresentação, ou gastando o tempo. Cuide imediatamente em concluir a sua apresentação, levando em conta as seguintes observações:
    a) A conclusão é o momento de desafiar os ouvintes a manter acessa a chama do assunto falado, levá-los a continuar vibrando com o assunto proposto,
    b) Faça um resumo dos pontos principais da sua apresentação, culminando com um desafio enfático e vibrante para levar os ouvintes a reflexão e mudança de entendimento do assunto,
    c) Poderá também contar uma pequena estória com uma ligação muito intima com o tema e as divisões tratadas na apresentação,
    d) Ser cordial, e sincero nas suas considerações finais, demonstrando profunda gratidão pela oportunidade concedida.
    e) Ao concluir sua apresentação curve um pouco a cabeça sinalizando que realmente concluiu sua fala, para dá oportunidade ao auditório de manifestar-se com aplausos (se for o caso).

    ResponderExcluir
  24. EXEMPLOS DE CONCLUSÃO

    TEMA : O amor anula o ódio sempre”
    DIVISÕES:
    Pergunte ao tema: como o amor anula o ódio?

    RESPONDA:

    a) perdoando em nosso interior – 1ª DIVISÃO.
    b) perdoando em nossas palavras - 2ª DIVISÃO.
    c) perdoando em nossas atitudes – 3ª DIVISÃO.

    ARGUMENTE A 1ª DIVISÃO:

    a) Perdoando em nosso interior

    Argumentação – No interior do homem reside toda capacidade de sentimentos, a alma sede de todos os sentimentos, que administra todas as nossas reações e emoções, e dela vêm: amor, perdão, ódio, ciúmes, tristezas, etc., quando em nosso interior alimentos, o ciúme, a discórdia, a maledicência, o ódio, viveremos doentes e desequilibrados, quando cultivamos o amor, venceremos o grande inimigo da sociedade, o ódio...

    ARGUMENTE A 2ª DIVISÃO:

    b) Perdoando em nossas palavras

    Argumentação – tudo o que é exteriorizado é acontece através das nossas palavras, e devem ser pronunciadas como resultado dos sentimentos da nossa alma (interior), as nossas palavras tem poder, poder para destruir vidas, e de edificar vidas, quando elas tem sua origem no ódio, ciúme, etc vai destruir realmente vidas.
    Quando proferimos palavras amáveis, sinceras, per doadoras, edificaremos vidas, anulando isso que é como o câncer em nossa sociedade, o ódio...

    ARGUMENTE A 3ª DIVISÃO:

    c) Perdoando em nossas atitudes

    Argumentação – As nossas atitudes ratificam um interior saudável, devemos: cultivar, alimentar, demonstrar o verdadeiro amor, através de nossas atitudes, há várias maneiras de exercitar o amor como:
    a) para conosco mesmo – valorizando o nosso ser, a nossa pessoa,
    b) para com os que estão ao nosso redor – muitos precisam e esperam de nós, atitudes amorosas, principalmente em momentos de afrontas, de intrigas, de desentendimentos etc,
    c) para com os que nos procuram – sempre há aqueles que vêm até nós para nos agredir, e testar a nossa paciência; precisamos estar em sintonia com tudo que é construtivo, para podermos perdoar, são necessárias atitudes per doadoras, sem se deixar influenciar por fofocas, boataria etc. Atitudes amáveis levam a uma convivência em harmônica.

    Conclusão - Fomos feitos por Deus para amarmos uns aos outros, apesar das circunstâncias da vida tentar mudar esse maravilhoso atributo, devemos nos esforçar para que jamais possamos dar moradas ao inimigo que quer introduzir em nosso interior o ódio, e para vencê-lo precisamos realmente:
    Ter um coração per doador,
    Proferir palavras reconciliadoras, e
    Ter atitudes que possa fazer jus à grande dádiva de Deus para nós, o Amor, que com certeza anula o ódio.
    “E Viva o amor!”
    Diga: Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  25. ALGUMAS DICAS PARA EVITAR O FRACASSO EM
    NOSSAS APRESENTAÇÕES

    1) Seja você mesmo, nunca imite outros oradores, apenas aperfeiçoe suas apresentações, buscando novas técnicas de apresentação, "Para vencer, não podemos aceitar o mais ou menos. Temos que trabalhar em direção à excelência.

    2) Utilize sempre menos tempo que o permitido pelos organizadores, nunca faça discursos longos.

    3) Nunca fique se desculpando perante o auditório.

    4) Não olhe para baixo, firme o seu olhar para a platéia(visualizando), e para o seu material(esboço), pra isso utilize letras grandes e escreva até um pouco abaixo da metade da folha tipo A 4.

    5) Nunca perca de vista os alvos de sua apresentação.

    6) Procure desenvolver uma boa Elocução que trata do estilo e da ornamentação da linguagem, ou seja melhore suas idéias.

    7) Procure mexer no raciocínio e nos sentimentos dos ouvintes, convencendo-os a experimentar suas idéias.

    8) Procure ter um pouco em suas apresentações: a) pensamento lógico; b) pensamento poético; c) pensamento dialético; d) pensamento retórico.

    9) Use metáforas(A metáfora é uma figura de linguagem que consiste na alteração do sentido de uma palavra ou expressão, pelo acréscimo de um segundo significado, é o emprego de palavra fora do seu sentido normal, por efeito de analogia (comparação);
    Ex: “Meu coração é um balde despejado”, “Minha esposa é uma flor”, “meu filho é um gato”, “A Amazônia é o pulmão do mundo”.
    Alegorias, trocadilhos, paráfrase, citações, procure dá beleza as suas apresentações, usando figuras de ornamentação,

    10) O titubeio prejudica a imagem do orador, e leva o receptor a associar o titubeio à insegurança de personalidade Exemplos: 'NÉ', 'hum', 'ahn'. Por vezes, repetem-se as últimas palavras que antecederam o titubeio.

    11) Acostume-se a dizer mais com menos palavras, não é a quantidade de palavras que dita uma boa apresentação, é desastroso tratar o público como se estivesse numa trincheira com uma metralhadora automática.

    12) Sorria sempre, "O homem que não sabe sorrir, não deve abrir um comércio." Provérbio Chinês.

    ResponderExcluir
  26. CONCLUSÃO

    Este material não torna o orador perfeito, ele visa contribuir para que o orador seja bem sucedido tanto diante públicos pequenos, ou, de grandes públicos.

    O PRÓPRIO ORADOR DEVE MELHORAR EM TRÊS ASPECTOS

    1) Consigo mesmo – Se sentindo bem como pessoa, "A melhor maneira de ser ouvido é fazer de cada ser um auditório cheio, e do auditório cheio, um ser único". Lutando para ter um interior sem bloqueios, sentir alegria de viver, e buscar as coisas de Deus para ser muito mais feliz.
    "O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento." John Fitzgerald Kennedy.

    2) Aproveitando bem as oportunidades – "Pequenas oportunidades podem ser o começo de grandes oportunidades."
    Demósteles.
    Se ela aparecer agarre com unhas e dentes, mostre sua fibra, seu potencial, não se preocupe com os que vão tentar te desanimar, entristecer, desencorajar. É agora ou nunca!; "Oportunidade dança com aqueles que já estão no salão." H. Jackson Brown;

    3) Buscando novos conhecimentos – Não se contente com esse material, busque sempre aprender, seja um eterno aprendiz, aprenda com o simples;
    "Quem quiser alcançar um objetivo distante tem que dar muitos passos curtos."
    Helmut Scmidt.
    As pessoas mais simples são as que mais se interessam por nós e contribuem para o nosso enriquecimento, "A simplicidade é o máximo da sofisticação." John Sculley.
    Mas se tem um circulo de amizades de alto nível procure ampliar cada vez mais seu raio de ação, seja ousado e criativo. Não importa onde você estava! Importa onde você está! Se houve evolução em sua vida o principal responsável foi você, que lutou, se doou, enfrentou preconceitos, é um vitorioso, "Olhar o futuro é enxergar a conseqüência do presente." lucian Rodrigues.

    ResponderExcluir
  27. DEDICO ESTE MATERIAL
    Aos vitoriosos
    "Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível." Sun Tzu;
    "Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho da vitória." Paderewsk.
    Aos ousados
    "O mundo se afasta e dá passagem para o homem que sabe aonde vai."
    Aos destemidos
    "Se você cair 7 vezes, levante-te 8." Provérbio Chinês.
    Aos bravos
    "Algumas pessoas sonham com o sucesso, outras levantam cedo e batalham para alcançá-lo.
    Aos corajosos
    "As pessoas de sucesso são sempre as pessoas que tiveram coragem de errar."
    Aos esforçados
    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." Dave Weinbaum. "Não desista quando ainda é capaz de um esforço a mais."

    ResponderExcluir
  28. FINALIZANDO A APOSTILA DE ORATÓRIA.

    SUBLIME AMOR A DEUS

    O amor a Deus é a mais sublime de todas as artes, sem Deus não somos nada, e o que mais importa é experimentarmos em nossos corações tão sublime amor, capaz de curar todas as feridas da alma, E tornar nossas apresentações com mais alma.
    O Senhor Jesus Cristo é a expressão máxima do amor de Deus para conosco, pois nele temos a vida eterna.
    João 3:16 “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

    Por: Silvano Lyra
    (81)92725192(Claro) 99790989(Tim)
    E-mail: silvanolyra@hotmail.com

    HOMENAGEM AO MEU PAI:
    FOI AMANTE DO REPENTISMO E MUITO POBRE CONSEGUIU CRIAR OS CINCO FILHOS JUNTAMENTE COM MINHA MÃE QUE TRABALHOU MUITO COMO DOMÉSTICA PARA COMPLETAR O ALIMENTO, AS VESTES E MATERIAL ESCOLAR DE TODOS NÓS.


    Que todos sejam abençoados com esse material.
    Silvano Lyra

    ResponderExcluir
  29. Quero aqui dizer que tudo isto ainda traz bons momentos para agente. Deus é o mesmo ontem hoje e sempre. Parabens a todos os componentes deste blog. e radio.

    ResponderExcluir